Certamente você já ouviu falar de Bonito e suas nascentes cristalinas, cachoeiras, grutas e cavernas de perder o fôlego, e sua estrutura turística impecável. Todos esses atrativos são o combo perfeito para tornar este um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Assim, se você está planejando sua viagem para este lugarzinho especial, vem comigo que vamos mostrar como montar um roteiro para Bonito!
Recentemente visitamos este destino sul-mato-grossense pela primeira vez e ele se mostrou tão fantástico quanto nós o tínhamos pintado em nosso imaginário. E com certeza a gente voltaria outras tantas vezes, porque sabemos que ainda tem muitos cantinhos para explorarmos por lá. Sem dúvida, Bonito tem uma estrutura turística realmente impressionante!
Para você ter uma ideia de como a região de Bonito é uma jóia no ecoturismo nacional, o local conta com mais de 50 atrativos, entre grutas, cachoeiras, rios de águas cristalinas que podem ser desbravados em flutuações, stand up paddle ou caiaques, passeios de bicicleta, trilhas, boia cross, passeios de quadriciclo, cavalgadas, rapel e mergulhos em rios e lagoas. Isso sem falar nos balneários, ideais para quem busca um turismo mais relax.
Foram 5 dias em Bonito com direito a quase 1.000km de estrada que nos levaram a lugares de perder o fôlego. E se você quer saber o que fazer, onde se hospedar e qual é a melhor maneira de se locomover por lá, continue sua leitura para encontrar dicas bem legais de como montar um roteiro para Bonito e quantos dias é o ideal para ficar por lá.
Dicas para você montar o seu roteiro por Bonito
Antes de apresentar como foi o nosso itinerário, vou compartilhar aqui algumas dicas que eu gostaria de ter lido antes de planejar meu roteiro para Bonito:
Como chegar em Bonito?
Apesar de pequena, Bonito tem aeroporto e conta com voos diretos de São Paulo. E esta é, sem dúvida, a melhor forma de chegar a Bonito.
Outra opção é viajar até Campo Grande, alugar um carro por lá e seguir viagem de 300km até Bonito. Nós levamos cerca de 4h.
Dica: vá pela BR060 até Nioaque e depois siga pela MS419. Não recomendamos a MS178 + BR262. Essa estrada tem MUITO caminhão e não é muito boa para dirigir com carro de passeio.
Como se locomover em Bonito?
Todos os passeios em Bonito ficam em fazendas nos arredores da cidade. Isso significa que você vai precisar se deslocar diariamente para ir até as flutuações, cachoeiras e demais atrativos. Dessa forma, para estes trajetos você tem duas opções:
- contratar um transfer para cada passeio que você for fazer
- alugar um carro para ter mais mobilidade e poder fazer os passeios com calma.
E vale a pena alugar carro em Bonito? Nós optamos pela segunda opção, pois gostamos dessa flexibilidade que o carro oferece. De todo modo, recomendo que você faça ambas as cotações e avalie o que faz mais sentido para a sua viagem. Dependendo do número de pessoas no seu grupo pode ser mais interessante alugar um carro, ou talvez o transfer fique mais atraente.
#DicaDaNanda: sempre que precisamos alugar um carro numa viagem, nós utilizamos os serviços da RentCars. Por lá, você encontra as melhores locadoras de veículos da região com os melhores preços. Não deixe de fazer sua cotação pelo site deles. Ah! E se você usar o cupom MALADEAVENTURAS vai ganhar 5% de desconto na Rentcars!
Onde se hospedar em Bonito?
Bonito tem uma estrutura turística excelente. Isso significa que há diversas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. Aqui vai nossa seleção de hotéis em Bonito para facilitar o planejamento da sua viagem:
- O Pirá Hotel Miúna é uma das melhores opções no quesito localização. Ele está localizado perto dos principais restaurantes, bares e lojas de Bonito, o que te permite sair para jantar e fazer compras sem depender de carro e deslocamento.
- Já o Zagaia Eco Resort é perfeito para quem gosta de hotéis que oferecem conforto e requinte. Ele tem uma pegada rústico chic que a gente adora!
- Por fim, o Marruá Hotel é uma boa opção para quem quer economizar. Já que Bonito é um destino famoso por ser meio caro, talvez seja uma boa escolher uma acomodação mais em conta para não pesar no orçamento.
Hotel Pirá Miúna. Foto: divulgação Booking.
Aproveite para conferir nossa seleção completa de pousadas em Bonito.
Preciso contratar uma agência em Bonito?
A princípio, antes de planejar essa viagem para Bonito, eu não fazia ideia de que eu deveria organizar tudo através de uma agência e, preferencialmente, com certa antecedência. Depois de alguma pesquisa, entendi que não só era importante essa conversa com uma agência local, mas também imprescindível.
Em seguida fiz uma busca pelas melhores opções e encontrei a Civitatis. O atendimento deles foi excelente e o legal é que você pode montar seu próprio roteiro para Bonito, comprando os passeios avulsos pelo site, conforme o dia que você quer. Tudo o que você precisa, sem dor de cabeça, para aproveitar o melhor que Bonito tem a oferecer.
Roteiro Bonito: o que fazer em 05 dias em Bonito
Agora vamos ao que interessa! Nosso roteiro de 5 dias em Bonito incluiu os highlights da cidade, incluindo as melhores flutuações, grutas, cachoeiras e mergulhos. Portanto, se você não tiver muito tempo e quiser conhecer o melhor de Bonito, recomendo seguir este roteiro à risca.
Contudo, a cidade tem muuuuita coisa incrível para ver e fazer. Por isso se você tiver mais alguns dias de férias disponíveis, acho que super vale estender a viagem por mais 3 ou 4 dias.
Compartilho abaixo como foi o nosso roteiro dia a dia. E ao final do post, compartilho também sugestões para roteiros de 3 e 7 dias em Bonito!
- Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
- Dia 02: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
- Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação + contemplação)
- Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
- Dia 05: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
Leitura recomendada: Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher
Dia 01: Barra do Sucuri
Chegamos em Bonito logo antes do almoço e fomos direto para a nossa primeira flutuação! Estávamos tão animadas para conhecer as belas nascentes de Bonito que nem fizemos check-in no hotel e fomos com mala e tudo direto para a Barra do Sucuri. rsrs
Eles fornecem todos os equipamentos necessários para o passeio, incluindo a roupa de neoprene, sapatilha e snorkel. Além disso, tem um barquinho que vai de apoio durante todo o trajeto.
A água tem temperatura agradável e essa flutuação é a favor da correnteza, o que torna o passeio muito agradável e contemplativo. Não é necessário saber nadar.
Dica: o melhor horário para esta e as demais flutuações é entre 10h e 13h para que você pegue sol incidente na água, deixando-a mais translúcida e com uma cor mais vibrante. Mas não se preocupe se não der para fazer suas flutuações nesta janela de horário. A transparência da água é surreal a qualquer hora do dia!
Dia 02: Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel + Aquário Natural
Dia de conhecer as duas grutas mais famosas da região: a Gruta do Lago Azul e a Gruta de São Miguel. Ambos passeios são adequados para todas as idades e são um verdadeiro mergulho na espeleologia.
Enquanto a primeira impressiona por seu tom de azul profundo, a segunda tem espeleotemas incríveis e inusitados. E o mais legal é que há um guia que nos acompanha enquanto vai contando diversas curiosidades pelo caminho!
Como mencionei acima, nosso roteiro em Bonito incluía algumas flutuações! E não poderíamos deixar o Aquário Natural de fora. O nome faz jus ao local, que conta com muuuitos peixinhos e uma visibilidade impressionante. São 800m de flutuação até o encontro dos rios Formoso e Formosinho.
Sobretudo a estrutura do local é perfeita para passar o dia todo: há piscina, restaurante, vestiários e um lago para contemplação onde avistamos jacarés tomando sol! E ainda tem um local de proteção e recuperação de animais silvestres, onde pudemos ver um tamanduá bandeira resgatado recentemente.
Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras
Um dos dias mais esperados do nosso roteiro! O combo Rio da Prata e Lagoa Misteriosa é imbatível. Ambos ficam na mesma fazenda e são perfeitamente combinados em um dia de passeio. Neste caso, recomendo pegar um dos primeiros horários para a flutuação, de modo a não chegar muito tarde na Lagoa Misteriosa para o mergulho.
Aliás, QUE mergulho! A sensação que tive ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo foi como se eu estivesse voando. E o mais legal é que este mergulho pode ser de batismo. Ou seja, se você não tiver certificado, ainda assim poderá ter essa experiência.
Por fim, para fechar o dia, o pôr do sol no Buraco das Araras é simplesmente perfeito! Vê-las de pertinho é mágico! E como fica super próximo dali, sem dúvida vale super a pena incluir este passeio no seu roteiro.
Confira em detalhes como foi a nossa experiência na Lagoa Misteriosa: Lagoa Misteriosa em Bonito: como é o passeio? Fazer a flutuação ou o mergulho?
Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia
Quando a gente achou que não tinha como se surpreender, veio o Abismo Anhumas! Ele é famoso por ser o passeio mais caro de Bonito. Mas olha, aqui vai um conselho de amiga: não deixe esse passeio de fora do seu roteiro. Certamente vale a visita, porque ele é simplesmente fantástico!
Nosso quarto dia de roteiro em Bonito começou cedinho! Pegamos o carro e fomos em direção à maior aventura da viagem: um rapel de +70m de altura, seguido de um mergulho até 18m de profundidade e um passeio de bote com biólogo especializado em cavernas. Demais né?
Até o ano passado o rapel era na mão mesmo e muita gente levava até 1 hora para subir de volta. Em agosto/20 eles implementaram um rapel elétrico super rápido que nos leva até a plataforma flutuante que recebe os turistas dentro da caverna. Achei realmente incrível toda a estrutura do local e todas as pessoas envolvidas no processo.
Ao chegar lá embaixo, havia um vestiário para nos trocarmos e colocarmos a roupa de neoprene. Vale saber: para este mergulho é obrigatório o certificado Open Water e, caso você não tenha, é possível fazer flutuação. Ambos são incríveis!!
Tiramos o restante do dia para descansar, porque o nosso roteiro por Bonito estava muito intenso! Saímos apenas à noite para visitar o Projeto Jiboia, um projeto de educação ambiental que é um misto de comédia em pé com informações realmente interessantes sobre o universo das serpentes.
Vale saber: ficamos super na dúvida se valeria a pena ou não ir neste show. E depois de ouvir o Henrique por cerca de 1h30 de fato é um ótimo passeio para quem busca o que fazer em Bonito à noite.
Dia 05: Boca da Onça Ecotour
Dia de despedida de Bonito! Fomos até Bodoquena, cidade vizinha, para conhecer o circuito de cachoeiras da Fazenda Boca da Onça.
Quando fomos, haviam duas opções de roteiro e optamos pela Trilha Adventure. Agora o passeio para a belíssima Cachoeira Boca da Onça é um percurso de nível moderado ao longo de 4.5 km onde passamos por 8 cachoeiras, com pausa em 5 pontos para banho! Delicioso!
Nossa outra parada preferida foi o Buraco do Macaco. Visto de cima, ele nem é tão impressionante assim, mas ao passar pela entrada da cachoeira, nos deparamos com algo parecido com um cenote mexicano! Água azulzinha e aquela abertura circular para o céu. Amamos!
E assim fechamos a viagem…Voltamos para casa com aquele gostinho de quero mais! Com certeza esperamos poder voltar em breve para Bonito e conhecer outros cantinhos incríveis da região!
Outros passeios para incluir no seu roteiro por Bonito
Agora que você já sabe todos os detalhes do nosso roteiro por Bonito, aqui vão mais algumas sugestões de atrativos que você pode incluir no seu roteiro, caso tenha mais dias disponíveis:
01. Estância Mimosa
Esta é uma alternativa para quem curte cachoeiras e não quer ir tão longe para curtir um dia de passeio. A Estância Mimosa fica a apenas 24km de Bonito e inclui uma trilha de 2.800m metros (ida e volta) com 10 cachoeiras, sendo 9 disponíveis para banho. É possível também fazer cavalgadas no local.
02. Balneário do Sol
O Balneário do Sol é uma área de lazer deliciosa para famílias! O atrativo conta com restaurante, lanchonete, vestiários, churrasqueira e piscina natural. Ou seja, dá para passar o dia inteiro lá curtindo as diferentes opções de atividades e ainda desfrutar da estrutura do local.
03. Tubing no Rio Formoso
Para os mais aventureiros, uma atividade imperdível para incluir no roteiro é o boia cross pelo Rio Formoso! São 40 minutos de pura adrenalina ao longo de 1.200 metros, num percurso com três cachoeiras e três corredeiras, admirando paisagens maravilhosas! Podemos não só apreciar diversos peixes, como também nos encantar com a flora aquática ao longo do caminho. E há sempre a presença de condutores a fim de garantir um passeio seguro.
04. Cachoeiras Serra da Bodoquena
Localizado a 70 km da cidade de Bonito, na cidade vizinha de Bodoquena, as Cachoeiras Serra da Bodoquena ficam em uma região considerada portal de entrada para o Pantanal. Ou seja, você pode ter certeza que encontrará uma natureza exuberante e diversos pontos para mergulho durante o circuito feito a pé, com direito a uma descida de bote pelo leito do Rio Betione.
05. Praia da Figueira
Mais um balneário super gostoso para curtir em família que eu gostaria de ter incluído no meu roteiro Bonito! A Praia da Figueira tem uma praia de areia branca e uma lagoa de 60.000 m². E eles adoram dizer que possuem em suas dependências a maior tirolesa de Bonito (que vem inclusa no ingresso ao balneário).
Lembrando que indicamos a Civitatis como uma das melhores agências em Bonito. Sempre fazemos nossos passeios com eles e os preços são bem convidativos.
Roteiro Bonito: opções para 03, 05 ou 7 dias de viagem
Agora que você conferiu cada dia do nosso roteiro de 05 dias em Bonito, aqui vão sugestões para quem não tem tanto tempo (ou tem um tempinho a mais) e está se perguntando “o que fazer em Bonito em 3 dias” ou “o que tem para fazer em Bonito em 7 dias”.
Roteiro Bonito 3 dias
O roteiro Bonito em 3 dias é mais enxuto, perfeito para quem tem poucos dias na cidade, mas que ainda assim quer aproveitar o melhor da região!
- Dia 01: Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
- Dia 02: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação + contemplação)
- Dia 03: Abismo Anhumas + Boca da Onça (rapel + cachoeiras)
Roteiro Bonito 5 dias
O roteiro Bonito 5 dias foi o nosso itinerário e nós achamos que os dias e passeios foram tão bem aproveitados que vamos recomendá-lo aqui:
- Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
- Dia 02: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
- Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação + contemplação)
- Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
- Dia 05: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
Roteiro Bonito 7 dias
Honestamente, o roteiro Bonito 7 dias é perfeito para quem quer conhecer a região em detalhes. Veja nossa sugestão aqui:
- Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
- Dia 02: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
- Dia 03: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
- Dia 04: Balneário do Sol (balneário / descanso)
- Dia 05: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
- Dia 06: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação + contemplação)
- Dia 07: Estância Mimosa (cachoeiras + cavalgada)
Roteiro Bonito + Pantanal
Por fim, não podemos deixar de citar um roteiro muito procurado por turistas, que é aproveitar sua ida à Bonito e incluir o Pantanal em sua viagem.
O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, além de ser a maior planície inundada do planeta abrangendo uma área de 230 mil km². Com certeza um destino e tanto para incluir em um roteiro para Bonito!
Portanto, se você tem de 10 a 15 dias de férias, recomendo ler este artigo do Blog Viajei Bonito, com todos os detalhes de sua viagem pelo Pantanal Sul.
Dúvidas frequentes de quem procura roteiro por Bonito
Ainda tem dúvidas sobre os roteiros para Bonito? Não se preocupe! Agora você vai descobrir como montar o seu roteiro, quanto tempo é o ideal para essa viagem, qual a melhor época e outras dúvidas mais!
Como montar um roteiro para Bonito?
Minhas melhores dicas sobre como montar um roteiro para Bonito são:
- Planeje com antecedência
- Entre em contato com uma agência local
- Procure otimizar seu tempo ao montar seu roteiro para Bonito: lembre-se que as atrações demandam deslocamentos e algumas podem ser mais afastadas.
A agência em Bonito que nós recomendamos é a Civitatis. Você encontrará uma diversidade de passeios incríveis com preços atrativos.
Quantos dias é o ideal para ficar em Bonito?
Muita gente também pergunta quantos dias é o ideal para ficar em Bonito. A fim de aproveitar bastante, eu diria 5 dias, mas com certeza em 3 dias você já consegue explorar um pouco da beleza natural da região e tomar banhos revigorantes nas deliciosas cachoeiras!
Qual a melhor época para ir à Bonito?
As épocas de transição de estação são consideradas boas épocas para visitar Bonito. Nós fomos em Maio, mas abril e outubro também são considerados meses interessantes para visitar Bonito.
Não deixe de conferir nosso post sobre a melhor época para visitar Bonito.
Quantos dias em Bonito e Pantanal?
Bom, o ideal meeeesmo seriam 5 dias em Bonito e 5 dias no Pantanal, assim você consegue aproveitar bastante tudo o que Mato Grosso do Sul tem a oferecer. É uma viagem que certamente você vai querer repetir.
Como ir de Bonito para o Pantanal?
O Pantanal Sul fica a aproximadamente 160 km de Bonito e para chegar lá você tem algumas opções:
- Avião até Campo Grande ou Corumbá
- Alugar um carro (melhor opção!)
- Ônibus
- Contratar transporte terrestre privativo nas agências
Pronto para montar seu Roteiro por Bonito?
Tenho certeza que agora você poderá planejar o seu roteiro por Bonito com muito mais facilidade! E se ficou qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo (a)! =)
Leitura recomendada:
Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza
Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
Oii! É preciso que o carro seja 4×4?
Oi Thais! Não é necessário 4×4 para viajar para Bonito, no MS.
Olá !! Nos passeios aonde nos molhamos (quase todos rs) tem lugar para trocar de roupa?
Oi Mari, tudo bem? Pergunta super pertinente a sua, porque eu também não tinha entendido isso quando estava planejando meu roteiro para Bonito. E vai por mim, você vai se surpreender com a estrutura do destino! Todos os atrativos tinham vestiário, banheiro, locker… Tudo muito arrumadinho, sabe?
Beijos e boa viagem!
Estou seguindo as dicas a risca !!! Amando muito o conteúdo!
Salvando para as outras viagens … NOTA MIL !!
Muito obrigada!
Oi. Bom dia
É possível fazer os passeios sozinhos? Ou tem que ser nesse esquema de grupo e com horas especificas?
Obrigada
Oi Larissa! Bonito é um destino bem atípico no Brasil, justamente por ser tão organizado. Dito isso, você precisa reservar seus passeios com antecedência através de uma agência.